» NOTÍCIAS

E as castanheiras ?

NOTÍCIAS (06/12/11)  
Todos os Dias caminhando pela orla, observo tranquilamente a paisagem na beira da praia.
Observo e converso com os meninos que estão cuidando do replantio da restinga. Ninguém mais do que eles ama o que faz e preserva a natureza local, de que foram retiradas, há poucos dias, algumas árvores. Digo algumas porque a maioria foi preservada.

Na minha modesta opinião, é triste que tenham retirado algumas árvores? sim. Mas não temos o que fazer, a não ser cuidar do replantio de novas, adequadas ao local.

A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um bom trabalho em relação ao plantio da restinga; as cercas colocadas para a proteção são provisórias, pois a medida que a vegetação for vingando, as mesmas serão retiradas.

O "bate-rebate" na internet tem valiosa contribuição, mas não vejo como forma de solução as ações judiciais a serem movidas, uns contra os outros.

O mais sensato seria a realização de uma maior quantidade de reuniões, contando com a presença de mais moradores engajados na questão ambiental de Manguinhos, para que o "Fogo cerrado" possa baixar.

Tenho 63 anos de Manguinhos e minha família quase 70. Os mais antigos sabem que no passado a restinga era intensa, bem como os pés de coquinho; as árvores na beira da praia, eram poucas. Havia algumas casuarinas, pés de abricós e algumas castanheiras. Fotos antigas podem comprovar.

A partir da década de 70 o plantio de castanheiras começou a ganhar força, principalmente através da ação do comerciante Geraldo (tatu) que deu início ao processo na pracinha principal. Com o passar dos anos, mais castanheiras e coqueiros foram plantados na orla - tornando o clima da região mais ameno, até mesmo no verão - este último tendo sido em sua maioria retirado posteriormente.

Quero dizer que apesar das modificações, a orla se mantem bela e romântica. Infelizmente não possuímos mais algumas castanheiras, mas devemos focar nesse momento na preservação do restante, que ainda faz da nossa paisagem, muito bonita.

É como na letra do samba "40 anos de banho de mar", da minha autoria, juntamente com "Careca" e Pedro Sá... "Manguinhos é mais que uma paixão".

Então, por que brigarmos?"

Por Toninho Silva


Fonte: AMMAN


ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
              Portal Oficial do Balneário de Manguinhos ©