» NOTÍCIAS

Serra lança projeto Serra Sorrindo com cartilha que ensina saúde bucal

NOTÍCIAS (06/06/11)  
Nesta terça-feira (07), a Secretaria da Saúde da Serra lança o projeto Serra Sorrindo, uma experiência bem-sucedida na área da odontologia que vem sendo aplicada no Caic de Feu Rosa e que agora será levada para outras nove escolas do município beneficiando a 4.733 alunos. A solenidade acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, em Serra Sede, às 9 horas.

O projeto inicial, de autoria da dentista Marisa Galvão – especialista em Saúde Coletiva e Odontopediatra (atendimento infantil) e da odontopediatra Débora Domingues Gonçalves, deu tão certo que ganhou cartilha específica para ser trabalhada com alunos e professores de primeira a quarta série do ensino fundamental.

São mais de 5 mil cartilhas confeccionadas, voltadas para cada série específica, com brincadeiras, jogos, desenhos, música e outras atividades, ensinando de forma lúdica às crianças a importância de se ter uma boca saudável.

O lançamento do projeto prevê ainda a capacitação de 181 professores que se tornarão multiplicadores de boas práticas em saúde bucal ao adotar dicas de como abordar o assunto em sala de aula nas diversas disciplinas. “É muito comum nas aulas iniciais de matemática ensinar as crianças a somar usando pirulitos como exemplo. Por que não usarmos como exemplo escovas de dentes?”, observou a dentista.

O projeto Serra Sorrindo foi elaborado de forma a ser desenvolvido gradativamente com as crianças em sete aulas. A cada aula, a dentista vai aprofundando mais o assunto, despertando o interesse dos pequenos e levando-os a perceber o quanto uma boca saudável e um sorriso perfeito fazem diferença na qualidade de vida e na autoestima das pessoas. Para as crianças, seus amigos e familiares, é uma lição para a vida toda.

Além da cartilha, outros recursos também são utilizados: teatro, música, poesia, jogral, exposições. Tudo isso já ajudou os alunos de Feu Rosa e vai levar para outros alunos da Serra informações sobre bons hábitos alimentares; noções de cidadania, a importância da higiene bucal, corporal e no ambiente que se vive; como funciona o aparelho digestivo (o que acontece com os alimentos ingeridos), o que acontece com o corpo quando se alimenta de forma errada; o que é a cárie, prevenção e tratamento, método correto de escovação e limpeza dos dentes e da boca.

O projeto da dentista Marisa Galvão já serviu de exemplo para profissionais de todo o Brasil. Foi apresentado no XX Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo), que aconteceu no final de julho do ano passado, no Centro de Convenções de Vitória.

A Prefeitura da Serra tem incentivado cada vez mais os seus profissionais de saúde a desenvolverem ações e projetos voltados para a promoção da saúde. Com os bons resultados em Feu Rosa, onde o projeto inicial ganhou apoio da comunidade escolar e dos pais de alunos, a Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, decidiu ampliar o projeto, abrangendo um número maior de crianças.

Onde o programa será implantado

EMEF SERRA DOURADA - (Serra Dourada)

EMEF JOÃO PAULO II - (Boa Vista)

EMEF MANOEL CARLOS DE MIRANDA - (José de Anchieta)

EMEF FLOR DE CACTOS - (Feu Rosa)

EMEF ISMÊNIO DE ALMEIDA VIDIGAL (Planalto Serrano - bloco A)

EMEF JOÃO CALMON - (Planalto Serrano - bloco B)

EMEF GOVERNADOR CARLOS LINDENBERG - ( Barro Branco)

EMEF PROF. VALÉRIA MARIA MIRANDA - (Vila Nova de Colares)

EMEF FEU ROSA - (Feu Rosa)

EMEF NALY DA ENCARNAÇÃO MIRANDA - (Caic de Feu Rosa, onde a experiência deu origem ao projeto)

Fonte: Prefeitura Municipal da Serra


ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
              Portal Oficial do Balneário de Manguinhos ©