» MANGUINHOS » Tradições

Tradições Culturais e Religiosas


Festa de Santa'ana 

É a mais tradicional festividade popular e religiosa da vila de Manguinhos, a própria comunidade se organiza para promover a festa que acontece normalmente em Julho ganhando características semelhantes às de uma festa Junina com quadrilha, forró e danças folclóricas; a festa é realizada na comunidade há mais de 60 anos mantendo a tradição local. 

 Louvor a São Sebastião 

Festa que homenageia o santo São Sebastião, um dos mais queridos e festejados em todo o Estado.  No dia do Santo, 20 de janeiro, ocorrem missas, ladainhas, rezas e procissões conforme os rituais da Igreja, além disso, há o louvo popular por meio de folganças velhas que expressa sua religiosidade em seus cantos e atos de suas representações folclóricas. Para completar a comemoração acontecem todos os anos na vila de Manguinhos a “puxada do mastro” acompanhada por bandas de congo locais e de outras localidades vizinhas nesse ato o mastro e a bandeira do santo percorrem a vila e depois são conduzidos até a Igreja onde realizam o último ato da comemoração: a “fincada do mastro”.

Roda de Samba 

Já há algum tempo um grupo de moradores e apreciador do samba de raiz promove o agradável SAMBA DE MANGUINHOS, que acontece quando o grupo se reúne para se divertir e tocar o samba nos restaurantes locais. 


Banho de Mar a Fantasia 

Outro evento de grande tradição, não só em Manguinhos, mas em todo o Estado do Espírito Santo, atraindo sempre milhares de turistas para curtir o sábado de carnaval no balneário. O “Banho de Mar a Fantasia” acontece há mais de quatro décadas, realizado sempre aos sábados de carnaval conta com a participação dos moradores locais na formação dos blocos temáticos, fantasiados com o papel crepom,  que desfilam pelo balneário ao som de sambas e marchinhas de carnaval finalizando a festa com o ato que dá nome à festa um “banho de mar à fantasia”, muitas vezes deixando coloridas as calmas águas de Manguinhos, por conta do papel de suas fantasias.

 Bandas de Congo 

Manguinhos já possui longa tradição na formação de bandas de congo, sempre se apresentam nas festividades culturais de Manguinhos e de outras localidades. O congo de Manguinhos também se faz presente na festa mais tradicional do Município da Serra que, coincidentemente, é a festa de São Benedito realizada na sede do Município e que atrai anualmente milhares de pessoas para as comemorações. Atualmente estão em atividade o congo mirim, o congo jovem e o congo tradicional de Manguinhos.   


ARDOIS
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
              Portal Oficial do Balneário de Manguinhos ©